Apresentação

        A No-Budget Science Hack Week é um workshop intensivo de uma semana com o objetivo de desenvolver projetos de pesquisa em metaciência – ciência sobre como construir uma ciência melhor – na área biomédica por meio da utilização de dados publicamente disponíveis, seguindo a filosofia no-budget: um laptop na mão e uma ideia na cabeça.

        A Hack Week ocorrerá de 22 a 28 de julho de 2019, no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PRogramação e

formato

        O objetivo do evento é o desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou ferramentas que abordem as grandes questões do processo científico moderno: disponibilidade de dados, confiabilidade, reprodutibilidade, sistema de publicação, distribuição de recursos e financiamento e formação de pesquisadores. O tempo será dividido entre o trabalho nos projetos e palestras e tutoriais sobre ferramentas de programação, bases de dados, reprodutibilidade e ciência aberta.

 

        Os 20 participantes selecionados se dividirão em grupos de 4 a 5 alunos, idealmente de com formações e habilidades diferentes, para desenvolvimento intensivo de projetos relacionados aos temas propostos, contando com computadores e uma conexão com a internet, além do acompanhamento de tutores que ajudarão a orientar o progresso dos projetos.

 

       Ao final do evento, os projetos serão apresentados para a comissão avaliadora, idealmente já com protocolos registrados e dados-piloto para o caso de projetos de pesquisa, ou protótipos para o caso de soluções tecnológicas. A partir daí, a equipe do No-Budget Science poderá escolher um ou mais projetos para concentrar esforços e/ou recursos ao longo do ano seguinte. Independentemente disso, acompanharemos o progresso de todos os projetos, de forma a avaliar o sucesso do evento.

programa Hack Week 2.png

INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Para se inscrever na Hack Week, é necessário, primeiro, preencher o formulário de inscrição até o dia 16 de junho. O segundo passo, opcional, é incluir uma carta de recomendação como anexo. Abaixo as instruções para cada passo:

1) Preencher o formulário de inscrição no prazo (até 16 de junho)

        Além de seus dados, o formulário de inscrição deverá conter (A) uma carta de motivação (máximo de 2500 caracteres) explicando suas motivações para participar do evento, uma descrição de suas principais habilidades/competências (máximo de 1000 caracteres) e um pouco da sua história e (B) uma proposta de projeto no-budget (máximo de 1500 caracteres) a ser desenvolvido dentro da temática do evento (i.e. construir uma ciência melhor). Esse projeto não precisa ser muito detalhado: basta uma ideia (mesmo que vaga) sobre uma pergunta ou um problema e uma possível abordagem. Não estamos procurando experts no assunto, mas sim pessoas motivadas e com boas reflexões sobre o tema.

        Alguns temas em potencial foram discutidos no nosso evento de lançamento e incluem:

        - Como visibilizar e recompensar práticas de ciência aberta?

        - Como evitar a perda de cérebros no país?

        - Como lidar com a sub-representação das mulheres no financiamento científico?

        - Como avaliar se estamos comunicando bem nossa ciência?

        - É preciso mudar o perfil dos egressos da pós-graduação?

        - Como facilitar a síntese de evidências publicadas?

        Tanto projetos de pesquisa que se proponham a estudar esses temas (ou outros semelhantes) como ferramentas tecnológicas que proponham fornecer soluções podem ser propostos. Ambos, porém, devem ser realizáveis apenas com computadores e dados já disponíveis, e factíveis de serem pelo menos iniciados durante o período do hack week.

        No primeiro dia do evento, as ideias de projeto serão apresentadas, e 4 ou 5 dentre elas serão selecionadas pelo grupo de participantes para desenvolvimento dos projetos durante o evento. 

2) (opcional) Enviar a(s) carta(s) de recomendação (até 2, com no máximo 1 página cada) em formato PDF através do formulário.

Observações:

  • O público-alvo do evento são jovens cientistas: alunos e alunas de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos de áreas biomédicas e outras áreas de pesquisa (e que tenham interesse nos temas propostos).

  • O número de vagas é limitado. A partir das inscrições, a comissão organizadora selecionará 20 pessoas para participação

  • Teremos recursos disponíveis para financiar custos de passagem e hospedagem para entre 5 e 10 participantes de fora do Rio de Janeiro.

  • A lista de pessoas selecionadas para participar será divulgada até dia 20 de junho.

  • Os dados fornecidos para a inscrição são confidenciais e serão usados apenas para a seleção de participantes.

  • A inscrição e a participação na Hack Week são gratuitas.

  • Certificados de participação serão dados somente a quem participar integralmente da Hack Week.

       Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a gente pelo e-mail nobudgetscience@gmail.com.

SOBRE o

NO-BUDGET SCIENCE

        O No-Budget Science é um encontro regular organizado desde 2016 no Centro de Ciências de Saúde (UFRJ) para discussão de projetos científicos que possam ser executados sem grandes custos - um laptop na mão e uma ideia na cabeça.

        Uma das motivações para a criação do evento foi possibilitar o encontro de pessoas interessadas em trabalhar em projetos científicos fora da bancada. Havia em nós uma preocupação com o aumento no número de publicações ao longo dos anos, tornando urgente a tarefa de sintetizar dados de pesquisa em informação útil. Ao longo das edições, tornou-se clara a necessidade de discutirmos também as condições necessárias para tais projetos prosperarem, como transparência, reprodutibilidade e reformas no sistema de publicação.

        Apesar do interesse da comunidade local pelos assuntos abordados, ficamos com a sensação de que o retorno em forma de projetos concretizados ou em andamento poderia ser maior, nos levando a buscar um formato diferente em 2019. Com isso, esperamos nos aproximar da nossa ideia inicial: estimular colaborações em projetos de pesquisa no-budget e fomentar a independência e o empreendedorismo acadêmico entre jovens cientistas em formação, através da No-Budget Science Hack Week.

        Para saber mais sobre o No-Budget Science, acesse a nossa página no Facebook. Lá você encontrará a nossa comunidade, além de vários vídeos de edições anteriores, incluindo a edição de lançamento da Hack Week.

PESQUISADORES

PARTICIPANTES

        Todas as atividades do No-Budget Science Hack Week, inclusive o desenvolvimento de projetos, contará com a supervisão da sua equipe de coordenadores. Além disso, teremos pesquisadores convidados que, além de contribuírem para o desenvolvimento de projetos ministrarão palestras e tutoriais de ferramentas envolvendo várias vertentes da ciência no-budget 

Comissão Organizadora (UFRJ)

Palestrantes Convidados

IDA
SCHWARTZ
(UFRGS)

REALIZAçÃO

E APOIO

Realização 

Apoio

PPG Química Biológica
PPG Fisiologia
PPG Biofísica