top of page

Dúvidas comuns sobre o cadastro


A Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade segue com o seu cadastro de laboratórios aberto, até o dia 15 de novembro! Até aqui, já somos mais de 25 laboratórios interessados em participar nessa empreitada pela ciência brasileira. E você pode fazer parte também!

Elaboramos o texto abaixo para esclarecer dúvidas comuns que têm surgido durante o cadastramento. Além disso, seguimos sempre à disposição para responder a qualquer outra pergunta através do e-mail reprodutibilidade.br@gmail.com.

Como se cadastrar? Para se cadastrar, basta acessar o site e preencher um formulário com informações sobre os equipamentos, condições de biotério/cultivo celular e equipe disponível no laboratório (com as informações a mão, leva menos de 20 minutos para preencher).


Quantos experimentos terei que realizar?

Com base nos laboratórios que se cadastrarem, realizaremos a seleção final de 3 a 5 de nossas técnicas candidatas e entraremos em contato com os laboratórios para a formação de equipes de replicação para cada técnica. Dependendo do número final de laboratórios em cada equipe, cada laboratório participante deverá ser responsável por 6 a 12 experimentos, a serem realizados entre 2019 e 2021.


O cadastro garante a minha participação?

Ainda não. As técnicas e experimentos serão selecionados de acordo com a disponibilidade de colaboradores que sejam capazes de executá-las. Se menos de 5 laboratórios se cadastrarem para uma determinada técnica, por exemplo, ela não será selecionada. Nossa seleção final de técnicas entre aquelas que tiverem laboratórios suficientes ainda levará em conta critérios de prevalência em artigos brasileiros e custos dos experimentos. Manteremos todos informados sobre o processo através de nosso site, mailing list e redes sociais.


Quem vai pagar pelos experimentos?

O custo dos materiais e insumos para os experimentos será coberto pela Iniciativa, mas é necessário que a infraestrutura e pessoal para a realização dos experimentos já esteja disponível. Estamos estudando a possibilidade de uma pequena taxa de overhead além dos custos do experimento para uso livre do laboratório, mas só poderemos confirmar essa possibilidade após uma avaliação de custos.

Se eu me cadastrar, isso significa que os meus experimentos serão escolhidos para replicação?

Não. Os experimentos a serem replicados serão selecionados aleatoriamente a partir de toda a literatura científica produzida no Brasil nos últimos 20 anos. Naturalmente, existe uma pequena chance de um dos experimentos selecionados ao acaso terem sido publicados por um dos laboratórios colaboradores cadastrados. Nesse caso, tomaremos o cuidado de que um laboratório não reproduza o seu próprio experimento. O cadastro é para laboratórios que desejem participar replicando experimentos, e não para ter os seus experimentos replicados.


Posso cadastrar mais de um laboratório em conjunto?

Sim! Colaborações também são bem-vindas. Por exemplo, se você trabalha com linhagens celulares e um laboratório colaborador trabalha com western blot, vocês podem se inscrever em conjunto, uma vez só, relatando a infraestrutura e características do conjunto dos dois (ou mais) laboratórios.


Quais são as técnicas candidatas?

Nossas técnicas candidatas incluem ensaios moleculares e bioquímicos (viabilidade celular por MTT, ELISA, Western Blot, RT-PCR, citometria de fluxo e TBARS), experimentos de microscopia (imunohisto/citoquímica e hematoxilina/eosina) e ensaios comportamentais em roedores (labirinto em cruz elevado e exploração em campo aberto). Os modelos biológicos usados serão ratos, camundongos e linhagens celulares. Se você trabalha em pesquisa no Brasil com algum dos modelos/técnicas acima, você pode cadastrar seu laboratório no nosso site.

Para informações mais detalhadas sobre o projeto, você pode consultar esse manuscrito descrevendo a Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade, que acabamos de postar como preprint na Open Science Framework.


Contamos com a sua participação!

Para se manter em dia com as novidades do projeto, você pode também nos seguir no Facebook e no Twitter!

Posts recentes

Ver tudo

Getting ready to begin!

The Brazilian Reproducibility Initiative is approaching its most important moment: the beginning of the replication experiments. Our current task is to select the experiments: 20 for each of the three

Somos 71 laboratórios pelo Brasil!

O cadastro de laboratórios na Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade se encerrou em grande estilo: foram 71 laboratórios de pesquisa, em 18 estados e mais de 40 instituições de pesquisa, de todas

bottom of page