• Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade

Os métodos mais usados na ciência biomédica brasileira

Atualizado: 1 de Nov de 2018

Você já se perguntou se Western blots são mais usados do que ELISA? Se o labirinto em cruz elevado é mais utilizado do que o labirinto de Morris?


Essas são perguntas que nós, da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade, precisamos responder. Afinal, gostaríamos de direcionar esforços de replicação ao tipo de experimento que é comum na ciência brasileira.


Na etapa atual da Iniciativa, é exatamente isso que estamos tentando fazer. E agora estamos divulgando os primeiros resultados dessa empreitada, através do Open Science Framework.


A lista dos métodos mais comuns inclui algumas técnicas que são velhas conhecidas de qualquer pessoa que tenha passado algum tempo num laboratório da área biomédica:


Para ver uma lista completa dos métodos, saber como fizemos essa análise e ver todos os outros resultados - tanto os gráficos quanto os dados brutos - acesse o nosso link na OSF (https://osf.io/6av7k/).


Na próxima etapa, nos aprofundaremos na mesma questão, agora para entender melhor como cada um desses métodos é utilizado na ciência brasileira.


Para se manter em dia com as novidades do projeto, você pode também nos seguir no Facebook e no Twitter!


Por Kleber Neves

Posts recentes

Ver tudo

Getting ready to begin!

The Brazilian Reproducibility Initiative is approaching its most important moment: the beginning of the replication experiments. Our current task is to select the experiments: 20 for each of the three

Somos 71 laboratórios pelo Brasil!

O cadastro de laboratórios na Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade se encerrou em grande estilo: foram 71 laboratórios de pesquisa, em 18 estados e mais de 40 instituições de pesquisa, de todas

Apoio & Realização
  • 5303_-_Gmail-512_edited_edited
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Instagram Social Icon