top of page

Participe da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade


Está aberto o cadastro de laboratórios interessados em participar como coautores da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade!


Nossas técnicas candidatas para os experimentos de replicação incluem ensaios moleculares e bioquímicos (viabilidade celular por MTT, ELISA, Western Blot, RT-PCR, citometria de fluxo e TBARS), experimentos de microscopia (imunohisto/citoquímica e hematoxilina/eosina) e ensaios comportamentais em roedores (labirinto elevado em cruz e exploração em campo aberto). .Já os modelos biológicos usados serão ratos, camundongos e linhagens celulares, conforme nossa primeira revisão sistemática. Se você trabalha em pesquisa no Brasil com algum dos modelos/técnicas acima e tem interesse de ser coautor da iniciativa, pode cadastrar seu laboratório no nosso site.


Como um dos principais critérios para a definição final das técnicas a serem incluídas na Iniciativa é a disponibilidade de colaboradores para a realização dos experimentos de replicação, é muito importante que todos os interessados se cadastrem até o dia 15 de novembro. Durante o cadastro, coletaremos informações a respeito dos equipamentos, condições de biotério/cultivo celular e equipe disponível em cada laboratório, de forma que possamos saber quais experimentos este está capacitado a realizar.


A partir daí, realizaremos a seleção final de técnicas e experimentos e entraremos em contato com os laboratórios interessados para a formação de equipes de replicação para cada técnica. Os protocolos experimentais serão desenvolvidos por estas equipes na primeira metade de 2019, e os experimentos ocorrerão entre 2019 e 2021. Estima-se que cada laboratório participante será responsável por 6 a 12 experimentos. Todos os custos serão cobertos por nós, mas é necessário que a infraestrutura para a realização dos experimentos já esteja disponível.


Outra forma de colaborar com a Iniciativa é participando de nossas consultas públicas. Neste momento, estão abertos para consulta os formulários de descrição metodológica para modelos biológicos, procedimentos experimentais e experimentos de Western Blot. Estes formulários servirão de base para a construção dos protocolos finais de replicação dos experimentos selecionados. Desta forma, gostaríamos de contar com uma revisão especializada pelo maior número de pessoas possível para garantir que não estamos omitindo informações metodológicas importantes para a realização dos experimentos.


Por fim, com base nos resultados de outras iniciativas de replicação sistemática, esclarecemos alguns pontos importantes sobre o nosso projeto no último post de nosso blog. Além disso, seguimos sempre à disposição para responder a qualquer dúvida através do e-mail reprodutibilidade.br@gmail.com.


Contamos com a sua participação!


Para se manter em dia com as novidades do projeto, você pode também nos seguir no Facebook e no Twitter!

Posts recentes

Ver tudo

Getting ready to begin!

The Brazilian Reproducibility Initiative is approaching its most important moment: the beginning of the replication experiments. Our current task is to select the experiments: 20 for each of the three

Somos 71 laboratórios pelo Brasil!

O cadastro de laboratórios na Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade se encerrou em grande estilo: foram 71 laboratórios de pesquisa, em 18 estados e mais de 40 instituições de pesquisa, de todas

bottom of page