Apresentação

        Você já ouviu falar em metaciência? E ciência aberta? Participar da No Budget Science Hack Week é a oportunidade para conhecer mais sobre estes temas e participar de projetos de pesquisa como um meio para construir uma ciência melhor.
        O evento é elaborado seguindo a filosofia no-budget: “um laptop na mão e uma ideia na cabeça”. Incentivamos a utilização de dados publicamente disponíveis, sínteses da literatura publicada, iniciativas de ciência cidadã e estudos computacionais. Afinal, nem toda ciência precisa de bancada.
        São bem-vindas pessoas desde a graduação até o pós-doutorado. Participem conosco desses dois meses de muitas atividades e interação. 

PRogramação e

formato

        O evento desse ano tem duas etapas. De 9 a 30 de julho, teremos a Pré-Hack Week: três semanas de debates online via Zoom sobre divulgação científica, síntese de evidências, reprodutibilidade, dados acessíveis e ciência aberta. Essa primeira fase terá o objetivo de incentivar a discussão e criar um ambiente propício para o surgimento de ideias de projetos e análises. Essa discussão será apoiada por um grupo no Slack, que servirá como facilitador de interação, para que os participantes se conheçam e percebam interesses em comum mesmo à distância.

        Em paralelo, até o dia 30 de julho, estarão abertas as inscrições para quem quiser participar da  Hack Week  em si, em que os projetos serão desenvolvidos. Entre os dias 10 e 24 de agosto, os participantes formarão equipes e desenvolverão projetos “no-budget” de metaciência, em colaboração remota. Durante esse período ocorrerão  sessões de mentoria, workshops sobre ferramentas, dicas de trabalho colaborativo remoto e bate-papos sobre os projetos em desenvolvimento. A participação na Hack Week não será exclusiva para a comunidade da Pré-Hack Week, então mesmo quem não puder participar dos debates iniciais pode se inscrever.

Programação da Pré-Hack Week

Programação da Hack Week

O encerramento do evento - incluindo a apresentação final dos projetos - será no dia 24/agosto, segunda-feira, de 13h-16h.

INSCRIÇÕES

 Até o dia 30 de julho, estarão abertas as inscrições para quem quiser participar da  Hack Week, desenvolvendo projetos "no-budget".

 

Ela ocorrerá entre os dias 10 e 24 de agosto. Nessas duas semanas, a dedicação será maior, já que os participantes estarão em contato diário (remoto) tanto com a sua própria equipe de trabalho formada na Hack Week quanto com a organização do evento e eventuais pessoas que ofereçam mentoria para os projetos.

 

Divulgaremos aqui, em breve, a programação para a Hack Week. A participação na Hack Week não é exclusiva para a comunidade da Pré-Hack Week, você pode se inscrever mesmo que não participe dos debates ao longo de julho (e vice-versa, você pode participar dos debates sem se comprometer a participar da Hack Week).

 

Para se inscrever, acesse e preencha o formulário de inscrição.

EDIÇÕES

ANTERIORES

        A No-Budget Science Hack Week foi idealizada como uma semana imersiva, onde os participantes, em grupos, desenvolveriam projetos de pesquisa em metaciência - ciência para melhorar a ciência -, e foi nesse formato que a primeira edição ocorreu. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, o formato foi modificado para um mês de eventos online, mas o nome do evento e seu objetivo permanecem os mesmos: o desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou ferramentas que abordem questões do processo científico como a disponibilidade de dados, confiabilidade, reprodutibilidade, sistema de publicação, distribuição de recursos, financiamento e formação de pesquisadores.

        A primeira edição do NBS ocorreu no Rio de Janeiro em 2019 com atividades divididas entre o Instituto D’Or e a UFRJ, com apoio de programas de pós-graduação da UFRJ e do Instituto Serrapilheira. Dezoito participantes de diversos estados do Brasil, de estudantes de graduação a pós-doutorandos, integraram os grupos, que durante uma semana desenvolveram suas ideias de projeto, que podem ser vistas aqui.

        Nada melhor do que saber como foi a primeira edição do evento pelas palavras dos participantes: 

"O aprendizado que tive durante a hack week com certeza abriu um mundo completamente diferente dentro da ciência do que eu estava acostumada até então. Eu não sei exatamente como isso vai afetar minha vida acadêmica no futuro, mas acredito que eu tenha sido privilegiada por ser apresentada a esse outro mundo e suas ferramentas, e tenha a oportunidade de utilizá-las."

 

"Acredito que abriu diversas portas e janelas essa experiência, me tornou mais preocupada quanto à reprodutibilidade das minhas publicações, possibilitou aumentar minha rede de conhecimento de pesquisadores, pessoas que eu pretendo prosseguir em contato e realizando parcerias na pesquisa. Não conhecia tanto sobre a ciência aberta e diversas ferramentas abordadas. Isso me instigou a buscar conhecimento a respeito de algumas e quem sabe até aprender mais a respeito de programação."

 

"Essa semana foi fundamental para desenvolver um novo olhar crítico para o desenvolvimento da ciência. Programas como esse ajudam a transparecer o cenário atual no qual estamos contidos e muita vezes nem percebemos."

 

"Esse tipo de iniciativa me influenciou muito a conhecer e entender o que a comunidade cientifica se tornou. Sem dúvida está sendo muito positivo para mim e pretendo conseguir influenciar pessoas ao meu redor."
 

SOBRE o

NO-BUDGET SCIENCE

        O No-Budget Science é um encontro regular organizado desde 2016 no Centro de Ciências de Saúde (UFRJ) para discussão de projetos em ciências biomédicas que possam ser executados sem grandes custos - daí o slogan “um laptop na mão e uma ideia na cabeça”.

        Uma das motivações para a criação do evento foi possibilitar o encontro de pessoas interessadas em trabalhar em projetos científicos fora da bancada. Havia em nós uma preocupação com o aumento no número de publicações ao longo dos anos, tornando urgente a tarefa de sintetizar dados de pesquisa em informação útil. Ao longo das edições, tornou-se clara a necessidade de discutirmos também as condições necessárias para tais projetos prosperarem, como transparência, reprodutibilidade e reformas no sistema de publicação.

        Apesar do interesse da comunidade local pelos assuntos abordados, ficamos com a sensação de que o retorno em forma de projetos concretizados ou em andamento poderia ser maior, nos levando a buscar um formato diferente em 2019. Com isso, esperamos nos aproximar da nossa ideia inicial: estimular colaborações em projetos de pesquisa no-budget e fomentar a independência e o empreendedorismo acadêmico entre jovens cientistas em formação, através da No-Budget Science Hack Week.

       

       Para saber mais sobre o No-Budget Science, acesse a nossa página no Facebook. Lá você encontrará a nossa comunidade, além de vários vídeos de edições anteriores, incluindo a edição de lançamento da primeira Hack Week.

ORGANIZAÇÃO

        Todas as atividades do No-Budget Science Hack Week, inclusive o desenvolvimento de projetos, contarão com a supervisão da sua equipe de coordenadores. Além disso, teremos pesquisadores convidados que, além de contribuírem para o desenvolvimento de projetos ministrarão palestras e tutoriais de ferramentas envolvendo várias vertentes da ciência no-budget.

Comissão Organizadora

Olavo
Amaral
(UFRJ)
Kleber
Neves
(UFRJ)
Felippe
Espinelli
(UFRJ)
Roberta
Andrejew
(USP)
Tiago
Lubiana
(USP)
Leonardo
Magalhães
(USP)

PArcerias

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram