logo nbs hack week_edited.png
balloon2.png

Apresentação

        Você já ouviu falar em metaciência? E ciência aberta? Participar da No-Budget Science Hack Week é a oportunidade para conhecer mais sobre estes temas e desenvolver projetos para construir uma ciência melhor.
        O evento é elaborado seguindo a filosofia no-budget: “um laptop na mão e uma ideia na cabeça”. Incentivamos a utilização de dados publicamente disponíveis, sínteses da literatura publicada, iniciativas de ciência cidadã e estudos computacionais. Nossa edição de 2022 acontecerá de 8 a 14 de agosto no Rio de Janeiro, com apoio do Instituto Serrapilheira para reunir cerca de 20 participantes de todo o país!
        São bem-vindos pesquisadores de qualquer área, desde a graduação até o pós-doutorado (ou além). 
O evento está cadastrado como disciplina na pós-graduação em Química Biológica da UFRJ e pode fornecer créditos para os que se interessarem.

balloon2.png

PRogramação e

formato

        O evento de lançamento, a Pré-Hack Week, acontecerá de 18 de maio a 08 de junho, e consistirá em quatro semanas de debates online via Zoom sobre projetos colaborativos, financiamento científico, uso de evidência em políticas públicas e vida e cultura acadêmica. Os debates têm o objetivo de incentivar a discussão e gerar ideias para projetos da Hack Week. Essa discussão também acontece em um grupo aberto no Slack, em que pesquisadores interessados em participar podem se conhecer e identificar interesses em comum.

       Em paralelo, as inscrições para participar da  Hack Week estarão abertas até o dia 15 de junho. Selecionaremos cerca de 20 participantes de todo o país, que terão seus custos de viagem e acomodação até o Rio de Janeiro cobertos pelo evento.

        Entre os dias 08 e 14 de agosto, os participantes formarão equipes e desenvolverão projetos no-budget de metaciência - ciência para estudar e melhorar a ciência. O evento ocorrerá no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no histórico campus da Praia Vermelha. Durante esse período, teremos dinâmicas, palestras, sessões de mentoria, workshops sobre ferramentas úteis em metaciência e bate-papos para fomentar projetos de pesquisa que estudem problemas na ciência ou propostas de soluções que ajudem a resolvê-los. 

        A programação do evento presencial é intensiva, e esperamos dedicação integral dos participantes durante a semana do Hack Week. Mais detalhes sobre o programa estão informados abaixo:

Programação da Pré-Hack Week

PreHackWeek.png

Programação da Hack Week

Cronograma NBS2022.png

O encerramento do evento - incluindo a apresentação final dos projetos - será no dia 14/agosto, domingo, de 9h-12h.

Palestrantes Confirmados Hack Week

Tiago Bortolini.jpg
Natália Mota.jpg
Fábio Gouveia Fiocruz.jfif
Tiago
Bortolini

(IDOR)
Natalia
Mota
(UFRJ)
Fábio
Gouveia

(FIOCRUZ)
Sarita Albagli.jfif
Sarita
Albagli

(IBICT)
Bruno-Motta.jpg
Bruno
Mota

(UFRJ)
luana_rocha_tratada.jpg
Luana
Rocha

(IBICT)
balloon2.png

INSCRIÇÕES

     Para participar dos debates da pré-Hack Week, basta se registrar para nossos encontros aqui. O link do Zoom é recorrente para toda quarta feira às 16h, entre 18 de maio e 08 de junho.

     Até o dia 15 de junho, estarão abertas as inscrições para quem quiser participar da  Hack Week, desenvolvendo projetos no-budget em grupo de forma presencial no Rio de Janeiro em agosto. Cerca de 20 participantes se dividirão em grupos de 4 a 5, para desenvolvimento intensivo de projetos, além do acompanhamento de tutores que ajudarão a orientar o progresso dos projetos.

     Ao final do evento, os projetos serão apresentados e documentados na página do evento, idealmente com protocolos registrados e com dados-piloto (no caso de projetos de pesquisa) ou protótipos (no caso de soluções tecnológicas). A partir daí, os projetos serão acompanhados mensalmente em reuniões de acompanhamento online com a comissão organizadora e os participantes de eventos anteriores. 

    A participação na Hack Week não é exclusiva para a comunidade da Pré-Hack Week, você pode se inscrever mesmo que não participe dos debates ao longo de maio e junho (e vice-versa: você pode participar dos debates sem se comprometer a participar da Hack Week).

 

Para se inscrever, acesse e preencha o formulário de inscrição.

balloon2.png

EDIÇÕES

ANTERIORES

        A No-Budget Science Hack Week foi idealizada como uma semana imersiva, para desenvolver projetos colaborativos em metaciência. Com a pandemia de Covid-19, o formato foi modificado para 15 dias de eventos online, mas o nome do evento e seu objetivo permaneceram os mesmos: o desenvolvimento de projetos de pesquisa e/ou ferramentas que abordem questões do processo científico como a disponibilidade de dados, reprodutibilidade de resultados, comunicação científica, distribuição de recursos e formação de pesquisadores.

        A primeira edição da NBS Hack Week ocorreu no Rio de Janeiro em 2019 com apoio de programas de pós-graduação da UFRJ, do Instituto Serrapilheira e do Instituto D'Or. Dezoito participantes de diversos estados do Brasil, de estudantes de graduação a pós-doutorandos, integraram os grupos, que por uma semana desenvolveram projetos que podem ser vistos aqui.

       

        A segunda edição foi realizada de forma remota, em 2020. Dessa vez, foram 26 participantes desenvolvendo projetos em colaboração. A maior parte das palestras e apresentações, assim como as palestras da nossa pré-Hack Week estão disponíveis no nosso canal do YouTube. Um resumo dos projetos desenvolvidos pode ser lido na matéria sobre o evento na Revista FAPESP e os dados e apresentações estão na Open Science Framework.

        A terceira edição também foi realizada de forma remota em 2021, e apoiada pelo Instituto Serrapilheira com um edital de financiamento para projetos. Novamente, todas as palestras estão disponíveis em nosso canal do YouTube. A partir desta edição, passamos também a realizar reuniões mensais de acompanhamento dos projetos ativos após o evento, num formato que pretendemos manter para edições futuras.

        Nada melhor do que saber como foram as edições anteriores do evento pelas palavras dos participantes: 

"O aprendizado que tive durante a hack week com certeza abriu um mundo completamente diferente dentro da ciência do que eu estava acostumada até então. Eu não sei exatamente como isso vai afetar minha vida acadêmica no futuro, mas acredito que eu tenha sido privilegiada por ser apresentada a esse outro mundo e suas ferramentas, e tenha a oportunidade de utilizá-las."

 

"Mudou para melhor a minha visão sobre ciência aberta. Aprimorei meu conhecimento e interesse sobre novas ferramentas. Renovou profundamente meu entusiasmo pela pesquisa. Abriu novas perspectivas em como faço ciência e como desenvolvo atividades e conteúdos de ensino de pós-graduação."

 

"Essa semana foi fundamental para desenvolver um novo olhar crítico para o desenvolvimento da ciência. Programas como esse ajudam a transparecer o cenário atual no qual estamos contidos e muita vezes nem percebemos."

 

"Esse tipo de iniciativa me influenciou muito a conhecer e entender o que a comunidade cientifica se tornou. Sem dúvida está sendo muito positivo para mim e pretendo conseguir influenciar pessoas ao meu redor."
 

balloon2.png

SOBRE o

NO-BUDGET SCIENCE

        O No-Budget Science começou em 2016 como um encontro regular organizado no Centro de Ciências de Saúde (UFRJ) para discussão de projetos em ciências biomédicas que possam ser executados sem grandes custos - daí o slogan “um laptop na mão e uma ideia na cabeça”.

        Uma das motivações para a criação do evento foi possibilitar o encontro de pessoas interessadas em trabalhar em projetos científicos fora da bancada. Ao longo das edições, tornou-se clara a necessidade de discutirmos também as condições necessárias para tais projetos prosperarem, como transparência, reprodutibilidade e reformas no sistema de publicação.

        Apesar do interesse da comunidade local, ficamos com a sensação de que o retorno em forma de projetos concretizados ou em andamento poderia ser maior, nos levando a transformar o evento em uma Hack Week. Com isso, passamos a estimular colaborações em projetos de pesquisa no-budget e fomentar a independência e o empreendedorismo acadêmico entre cientistas de diferentes áreas e níveis de formação

       

       Para saber mais sobre o No-Budget Science, acesse nosso site, nosso workspace do Slack, nosso canal do YouTube ou nossas redes sociais. Lá você encontrará a nossa comunidade, além de informações sobre projetos e debates de edições anteriores.

balloon2.png

ORGANIZAÇÃO

        Todas as atividades do No-Budget Science Hack Week, inclusive o desenvolvimento de projetos, contarão com a supervisão da sua equipe de coordenadores. Além disso, teremos uma série de convidados online que realização palestras e tutoriais de ferramentas envolvendo várias vertentes da ciência no-budget, além de sessões de mentoria de projetos.

Comissão Organizadora

olavo_amaral.jpg
Olavo
Amaral
(UFRJ)
Roberta
Andrejew
(USP)
Tiago
Lubiana
(USP)
Christian LinkedIn.jpg
Christian Limberger (UFRGS)
IMG_20180706_185957922 (3).jpg
Pedro Tan
(UFRJ)
Karina LinkedIn.jpg
Adriana Cabanelas Twitter.png
Karina Hajdu
(INCA)
Adriana Cabanelas
(UFRJ)
balloon2.png

APOIO

serrapilheira_logo_positivo.png
logo_PRP_transparente.png
cartaz mês - sem S.png
  • Twitter
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram